domingo, 13 de agosto de 2017

DIA DOS PAIS: O VERDADEIRO PAI NUNCA SE AUSENTA!

       O ser humano é mesmo um ser muito complexo. O dia dos Pais, de forma geral, salvo algumas poucas exceções, costuma ser uma bem menos celebrada que o dia das mães, a páscoa, o natal...Porém, quando nossos pais não se fazem mais presentes fisicamente entre nós, esta data ganha maior valor e atenção dos saudosos filhos. A presença física dos pais é menos comemorada que a presença espiritual quando eles partem para outros planos. Porém, o que importa mesmo é celebrar, nesta data, a presença constante de nossos pais, seja física ou espiritualmente. Afinal, todos nós temos mais do que meras semelhanças físicas transmitidas geneticamente por nossos pais. Temos muito do caráter, dos valores, das crenças, dos sonhos e do amor de nossos pais conosco, em nosso corpo, nossas mentes, nossas almas.
          Por isso, celebro hoje mais um dia dos pais sem a presença física do meu velho, que partiu ainda jovem. Porém, no coração e na mente, habitarão sempre as presenças das boas lembranças, como quando, sem querer, a bituca do seu cigarro caiu sobre meu frágil corpo de criança e o fez abandonar o vício. Quando com a bicicleta emprestada do vizinho, aceitou por minha insistência a me auxiliar nas pedaladas pois era feita pra adultos. Foram poucas pedaladas e um tombo que ele não merecia cair, mas caiu comigo. E melhor, levantou-se e me levantou e continuamos a pedalar, como se nada tivesse acontecido e a rua toda não tive visto. Ainda tenho vivo nas minhas retinas o dia em que descobri estupefato que aquele sertanejo fustigado pela seca e pela dureza da vida tinha enorme sensibilidade musical ao tocar um acordeon emprestado, na casa do vizinho. Já adolescente, ainda embevecido pela mídia esportiva, pudemos comemorar juntos, a vitória da seleção brasileira na Copa de 1994, afinal, para ele, jogo da seleção era sagrado. 
          São tantas e inúmeras lembranças que nenhuma rede social comportaria tamanha postagem e, certamente, ninguém quisesse lê-la, afinal não temos mais tempo para as humanidades. Por fim, quero dizer a você que me lê, que tendo a presença física de seu pai contigo nesta data, faça dela e de todas as outras momentos de boas lembranças. A você, que não tem mais seu pai neste plano, a dica é a mesma: o verdadeiro pai nunca se ausenta, pois estará presente e vivo para sempre em nossos corações e em nossas imensuráveis lembranças.

Um comentário:

  1. Esse texto é muito comovente,só quem perdeu sabe a dor,mais como vc disse sempre estarão vivos e presentes em nossos corações e em nossas lembranças!

    ResponderExcluir